quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

ESTRESSE E VOCÊ, COMO COMBATER !






SAÚDE DO PROFESSOR:
SAIBA COMO EVITAR O ESTRESSE EM SALA DE AULA


"O estresse é a principal queixa relacionada à prática de lecionar, principalmente para crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio. Assim sendo, esses profissionais apresentam sinais e sintomas que vem apresentando em seu dia à dia queixas de sofrimento pela tarefa exercida" (Silva, 2009).
O estresse em professores têm sido causado por inúmeras variáveis como: baixos salários, a precariedade das condições de trabalho, as grandes exigências de tarefas burocráticas, elevado número de turmas e alunos, o mau comportamento dos alunos, a falta de formação e informação, a incompetência diante de situações novas, pressão de tempo, jornada dupla, ou tripla, relação com os alunos, pais, suas preocupações pessoais, etc...
A profissão passou por várias mudanças e há frustrações por parte dos professores, por  não poder se realizar em sua profissão.
Há necessidade de se conhecer as condições de trabalho que geram o estresse no professor, pois há necessidade de mais investimentos na prevenção do estresse destes profissionais. Quase não se vê programas deste tipo dentro das Unidades Escolares, pelos órgãos públicos ou privados. É necessário
identificar as fontes do estresse que geram a diminuição do desempenho individual, que interfere no bem estar e na qualidade de vida. 
O tema para mim surgiu de experiência própria, sendo eu professora, passei por várias situações de estresse, e sei que você também passa. E isso me levou a estudar mais sobre o assunto. 
O meu objetivo hoje, é promover a saúde relacionada ao estresse do professor, levando informações de como diminuir e até mesmo combater os níveis de estresse.
O estresse no trabalho pode trazer consequências que inclui: depressão, ansiedade, falta de ânimo, falta de envolvimento no trabalho e fora dele, faltas , atrasos, etc...prejudicando o desempenho profissional e a aprendizagem dos alunos.
Numa pesquisa que realizei em uma escola, em 2010, com 13 professores, ao questionar quais as fontes estressoras que mais afetavam os professores, destacou-se a falta de compromisso das famílias com a educação de seus filhos (61% ),  em seguida a indisciplina e falta de limites dos alunos (54%) e em 3º lugar, falta de estrutura e sobrecarga de serviços (46%).
E o que o professor quer? Ele só quer ser reconhecido. respeitado, honrado na sua história de vida, pois passa a maior parte do tempo dentro de uma escola. 
E como evitar se estressar diante de toda essa situação?
De modo geral devemos se autoconhecer em primeiro lugar e valorizar a si mesmo. Devemos gerenciar o nosso tempo, dividindo em atividades profissionais, família e lazer, descansar não é procrastinar...Planejar é o verbo...Trabalhe em equipe para sanar  as dificuldades de como lidar com situações adversas. Prefira reduzir despesas à ter que dobrar períodos de trabalho. Exija melhores condições de trabalho, durma e alimente-se bem. Procure aproximar as famílias da escola e traga os pais como seus parceiros. Por alguns minutos, fique em silêncio, medite. Planeje sua  rotina pensando no seu bem estar e procure se desconectar um pouco da profissão.
Eu poderia lhe dar tantas outras dicas , mas quero lhe convidar para aprofundar no assunto e saber mais,  dando um click no link abaixo:


Leia também meu livro: A Busca do Professor pelo Equilíbrio e Harmonia no Trabalho.
Peça o seu pelo email: kar.esa@hotmail.com.br
R$ 30,00 incluindo taxa de entrega.


Nenhum comentário:

Postar um comentário